03 Abril, 2023

Colégio Martinus conquista selo de excelência no ensino de Língua Alemã como língua estrangeira

Em busca do constante aprimoramento e da excelência no ensino da Língua Alemã, o Colégio Martinus aceitou, no último trimestre de 2022, com muita satisfação e comprometimento, um novo desafio proposto pela PASCH, Iniciativa do governo alemão: ser uma das primeiras escolas do Brasil e do mundo a participar de um processo de consultoria e auditoria, desenvolvido pelo Goethe-Institut São Paulo, cujo objetivo é assessorar e certificar escolas que possuem alemão como língua estrangeira em seu currículo.

Esse processo pelo qual o Colégio Martinus passou, no período de 19 a 21 de outubro do ano passado, incluiu o acesso a documentos e materiais, reuniões com professores, estudantes e familiares, bem como a visita da comissão do Instituto Goethe à escola, para conhecer e avaliar a proposta e prática pedagógicas, visando potencializar os bons resultados, diagnosticar dificuldades e sugerir melhorias. O objetivo final dessa consultoria foi, portanto, conceder ou não, na última etapa do processo, o selo DaF-excellenz, como reconhecimento internacional de excelência no ensino de Língua Alemã na instituição.

Assim, no dia 17 de março de 2023, o diretor-geral, professor doutor Leandro Sieben, e a coordenadora de Língua Alemã do Colégio Martinus, professora Daniele Furmann, receberam o retorno dessa Auditoria Pedagógica. No ano em que celebra os 75 anos de história, a instituição conquistou o selo de Excelência em Alemão como Língua Estrangeira. No mundo, há apenas três escolas com esse selo, o Martinus é uma delas.

De acordo com a coordenadora de Língua Alemã, além da alegria e do orgulho em obter esse título inédito, esse processo apresenta, acima de tudo, grandes reflexões e lições para toda equipe do Colégio Martinus, em especial à equipe de língua alemã. “Expor-se de tal forma, total e transparente, é expor não só os bons resultados, mas também as fragilidades. Porém, apenas quando conseguimos identificá-las e diagnosticá-las, podemos, de maneira unida e com muita coragem, trabalhar para superá-las. E é isso que queremos, cientes de que dispor dos melhores meios e parcerias para alcançar as metas estabelecidas também é uma realidade para o Colégio Martinus.”, afirma Daniele Furmann.

Esse reconhecimento e a avaliação positiva por uma equipe altamente competente e internacionalmente reconhecida, como é a da cooperação pedagógica do Instituto Goethe, motiva e impulsiona a instituição a continuar, com determinação e muita dedicação, à nobre e gratificante tarefa de ensinar a língua alemã com excelência.